Inaugurada programação sobre Direitos Humanos e Origem Nacional na JFRS

Data:

Inaugurada programação sobre Direitos Humanos e Origem Nacional na JFRS | Juristas
Créditos: Divulgação

Com solenidade realizada no dia 30/3, no Memorial da Justiça Federal em Porto Alegre, teve início o evento “Direitos Humanos e Origem Nacional: identidades, migração e naturalização na Justiça Federal”. Além do acolhimento de exposições artísticas, a programação inclui mostra de autos findos que exemplificam a atuação do Judiciário na esteira dos direitos humanos e na busca da solução dos conflitos que perpassam a temática. As atividades são abertas ao público e permanecem até 8/8.

Na abertura da cerimônia, o diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (SJRS), juiz federal Eduardo Picarelli, destacou a contribuição dos povos que vieram e ainda vêm ao Brasil em busca de acolhida. “Somos um país de múltiplas culturas, somos um estado construído a partir da contribuição de diferentes povos: os que aqui estavam e os que aqui chegaram em diferentes épocas e contextos sociais econômicos”, lembrou. “Todos trazem os seus saberes, fazeres, valores e fé”, disse.

Mencionando a intensificação da imigração na última década, ele defendeu a igualdade como regra no tratamento oferecido aos estrangeiros. Picarelli assegurou que , conforme a Constituição Federal, “é objetivo fundamental da República promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Ele concluiu sua fala reiterando a necessidade de esforço conjunto para a promoção da inclusão de migrantes e refugiados.

O evento conta com a parceria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul e das seções judiciárias do Paraná e de Santa Catarina. Participam, ainda, FEEVALE, Fundação Escola Superior do Ministério Público, Uniritter, PUCRS e a UFRGS. Também colaboram a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, o Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (Gaire) e a Associação Antônio Vieira (Asav).

Exposições e Atividades

– “Vidas Refugiadas” – focada no cotidiano de oito refugiadas que vivem no Brasil, a exposição dá visibilidade e voz às mulheres que pedem refúgio no país. Com imagens do fotógrafo Victor Moriyama e curadoria da advogada Gabriela Cunha Ferraz, de São Paulo, a mostra revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das retratadas e permite ao público refletir sobre sua integração à vida em território brasileiro.
– “Gente como Nós” – mostra fotográfica integrante do projeto desenvolvido por alunos do curso de Graduação em Publicidade e Propaganda da UniRitter – Laureate International Universities, que buscar acolher e integrar imigrantes senegaleses, haitianos e de outras nacionalidades junto aos moradores de Porto Alegre e da região metropolitana.
– “Direitos Humanos e Migração: Para Além da Diversidade Cultural (Do Multicultural ao Intercultural) – mostra de banners realizada pelo grupo de pesquisa da Fundação Escola Superior do Ministério Público/FMP.
– Encontro “Gente como Nós” – acontece no dia 16/5, às 18h, no auditório da Justiça Federal. Roda de música e bate-papo com imigrantes, com a participação de juiz federal.
Outras ações: também estão previstas sessões de cinema, palestras, mutirão de atendimento aos migrantes e refugiados e oficinas junto às varas federais.

 

Serviço:

Todas as atividades são gratuitas

Horário: segunda a sexta-feira, das 13h às 18h

Até 08/08/2017

As visitações em grupo podem ser agendadas pelo e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.