Inaugurada programação sobre Direitos Humanos e Origem Nacional na JFRS

Data:

Inaugurada programação sobre Direitos Humanos e Origem Nacional na JFRS | Juristas
Créditos: Divulgação

Com solenidade realizada no dia 30/3, no Memorial da Justiça Federal em Porto Alegre, teve início o evento “Direitos Humanos e Origem Nacional: identidades, migração e naturalização na Justiça Federal”. Além do acolhimento de exposições artísticas, a programação inclui mostra de autos findos que exemplificam a atuação do Judiciário na esteira dos direitos humanos e na busca da solução dos conflitos que perpassam a temática. As atividades são abertas ao público e permanecem até 8/8.

Na abertura da cerimônia, o diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (SJRS), juiz federal Eduardo Picarelli, destacou a contribuição dos povos que vieram e ainda vêm ao Brasil em busca de acolhida. “Somos um país de múltiplas culturas, somos um estado construído a partir da contribuição de diferentes povos: os que aqui estavam e os que aqui chegaram em diferentes épocas e contextos sociais econômicos”, lembrou. “Todos trazem os seus saberes, fazeres, valores e fé”, disse.

Mencionando a intensificação da imigração na última década, ele defendeu a igualdade como regra no tratamento oferecido aos estrangeiros. Picarelli assegurou que , conforme a Constituição Federal, “é objetivo fundamental da República promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Ele concluiu sua fala reiterando a necessidade de esforço conjunto para a promoção da inclusão de migrantes e refugiados.

O evento conta com a parceria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul e das seções judiciárias do Paraná e de Santa Catarina. Participam, ainda, FEEVALE, Fundação Escola Superior do Ministério Público, Uniritter, PUCRS e a UFRGS. Também colaboram a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, o Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (Gaire) e a Associação Antônio Vieira (Asav).

Exposições e Atividades

– “Vidas Refugiadas” – focada no cotidiano de oito refugiadas que vivem no Brasil, a exposição dá visibilidade e voz às mulheres que pedem refúgio no país. Com imagens do fotógrafo Victor Moriyama e curadoria da advogada Gabriela Cunha Ferraz, de São Paulo, a mostra revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das retratadas e permite ao público refletir sobre sua integração à vida em território brasileiro.
– “Gente como Nós” – mostra fotográfica integrante do projeto desenvolvido por alunos do curso de Graduação em Publicidade e Propaganda da UniRitter – Laureate International Universities, que buscar acolher e integrar imigrantes senegaleses, haitianos e de outras nacionalidades junto aos moradores de Porto Alegre e da região metropolitana.
– “Direitos Humanos e Migração: Para Além da Diversidade Cultural (Do Multicultural ao Intercultural) – mostra de banners realizada pelo grupo de pesquisa da Fundação Escola Superior do Ministério Público/FMP.
– Encontro “Gente como Nós” – acontece no dia 16/5, às 18h, no auditório da Justiça Federal. Roda de música e bate-papo com imigrantes, com a participação de juiz federal.
Outras ações: também estão previstas sessões de cinema, palestras, mutirão de atendimento aos migrantes e refugiados e oficinas junto às varas federais.

 

Serviço:

Todas as atividades são gratuitas

Horário: segunda a sexta-feira, das 13h às 18h

Até 08/08/2017

As visitações em grupo podem ser agendadas pelo e-mail: [email protected].

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo