Qual o futuro do Direito com a inteligência artificial?

Data:

Futuro do Direito - Inteligência Artificial
Créditos: Pete Linforth / Pixabay

A inteligência artificial já faz parte da rotina de inúmeros escritórios de advocacia. Desde a criação do sistema Watson, pela IBM, robôs conseguem realizar atividades que antes demandavam o tempo de uma equipe inteira de advogados.

Por meio da computação cognitiva, softwares conseguem processar informações de forma muito semelhante ao cérebro humano. Ross é um exemplo do que a inteligência artificial pode fazer pela advocacia.

O robô, que chegou ao mercado em 2017, consegue analisar documentos em segundos, além de orientar o advogado para as melhores decisões a serem tomadas.

Ao que tudo indica, a inteligência artificial não é apenas uma realidade. Ela é também uma tendência da qual o advogado não pode fugir. Mas o que esses recursos representam para o futuro do Direito e para a profissão do advogado? Para entender mais sobre essa questão, não deixe de conferir o post que preparamos!

Inteligência artificial na advocacia: entenda esse recurso

A inteligência artificial é um ramo da advocacia que simula a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões, analisar e até solucionar problemas jurídicos. Na advocacia, o uso da inteligência artificial vem acompanhando uma tendência que já havia sido lançada pelos softwares jurídicos, ou seja, a de automação das práticas diárias. Porém, enquanto os softwares jurídicos só conseguiam minimizar o gasto de tempo com atividades de suporte, os robôs dão um passo a frente, automatizando também atividades de natureza intelectual.

Assim como os softwares jurídicos, o principal objetivo da inteligência artificial é automatizar tarefas e rotinas, permitindo que o advogado tenha mais produtividade no seu dia a dia. Hoje, um dos maiores desafios dos profissionais é ser eficiente, apesar de uma agenda multitarefa. Com os recursos tecnológicos, o advogado pode ter mais suporte no dia a dia e mais tempo para se organizar e se dedicar aos seus clientes.

Robôs, Big Data e novas soluções

Além dos robôs, que atuam como assistentes, outros recursos de inteligência artificial vêm ganhando espaço no dia a dia dos escritórios. Os chatbots, por exemplo, são softwares instalados no site do escritório e fazem o atendimento preliminar de clientes. Com o uso de um chatbot é possível responder a questões comuns à clientela e direcionar os casos mais complexos aos advogados competentes, tornando o atendimento muito mais eficiente.

A Jurimetria também é outro recurso de inteligência artificial que vem trazendo bons resultados. Por meio da aplicação de métodos quantitativos e estatística, é possível analisar dados de decisões e posicionamentos dos tribunais, garantindo uma análise da jurisprudência muito mais assertiva. Com a Jurimetria, o advogado pode criar teses mais precisas, através da análise de posicionamentos de um juiz ou tribunal. Com esse recurso, o advogado consegue produzir teses mais estratégicas, garantindo maior probabilidade de sucesso ao cliente.

Advogados em risco?

Ao contrário do que muitos profissionais temem, a inteligência artificial não coloca em risco a profissão do advogado. Por mais que os robôs contem com uma capacidade cognitiva, ela é limitada, de modo que as tarefas intelectuais ainda requerem a expertise e o conhecimento que só um advogado tem.

Tarefas como elaboração de relatórios, análise de dados e até resumo de processos já podem ser realizadas por um robô. Porém, redigir uma peça, argumentar em favor de um cliente e prestar suporte por meio de serviços jurídicos são atividades que apenas advogados conseguem fazer.

A capacidade de análise, as competências sociais e até a criatividade, portanto, são competências dos advogados que não foram, e muito provavelmente não serão substituídas pela inteligência artificial.

A inteligência artificial traz mais agilidade e proporciona um bom suporte para qualquer escritório de advocacia. Por meio desse recurso, o advogado ganha tempo, já que a compilação de dados e análises preliminares podem ser executadas por esses robôs. Graças ao investimento em inteligência artificial, o advogado consegue ter mais tempo para se dedicar ao atendimento, gerir mais processos e até mais clientes.

Esse recurso, portanto, representa um benefício para a advocacia e não uma ameaça, já que com a inteligência artificial o advogado consegue ter mais agilidade e eficiência, com menos erros.

O futuro do Direito é digital

Depois dos softwares jurídicos, do processo eletrônico e da certificação digital, a inteligência artificial representa apenas mais um passo rumo a um futuro digital. A tendência é que mais recursos surjam para auxiliar a rotina do advogado, promovendo mais produtividade e mais eficiência. O uso de recursos tecnológicos na advocacia representa não apenas mais eficiência, como também mais sustentabilidade para a prestação de serviços jurídicos.

Hoje, qualquer escritório enfrenta uma concorrência acirrada e sabe da pressão por mais eficiência e agilidade. Ignorar recursos que chegaram ao mercado justamente com essa proposta de tornar o dia a dia mais eficiente significa perder oportunidades para se destacar e ganhar competitividade.

Você já conhecia os recursos de inteligência artificial que vem revolucionando o futuro da advocacia? Confira também as características de quem é um advogado empreendedor. Clique aqui e saiba mais!

*Artigo escrito em co-autoria com Helga Lutzoff Bevilacqua

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Conseguir um Visto de Procura de Trabalho em Portugal: Guia Completo para 2024

O visto de procura de trabalho em Portugal oferece uma janela de oportunidades para aqueles que desejam explorar o mercado de trabalho português antes de tomar a decisão de se mudar de forma definitiva.

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como obter a sua CNH Digital

Introdução A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira...