Prefeito não será indenizado por críticas em rede social

Data:

Prática de Staking via Redes Sociais
Imagem Meramente Ilustrativa – Créditos: Prykhodov / iStock

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) mantém decisão que nega pedido de indenização de prefeito após críticas em rede social.

A decisão proferida pelo juiz Luís Henrique Siqueira Silva, da 2ª Vara de Panorama, foi confirmada pela 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que negou o pedido de indenização feito por um prefeito do município após receber críticas em uma rede social.

A relatora do recurso (1000949-20.2023.8.26.0416), desembargadora Marcia Dalla Déa Barone, destacou que as postagens expressavam o descontentamento do réu em relação à administração municipal e não configuravam excesso ou uso indevido de imagem. Segundo a magistrada, o teor das postagens visava apenas manifestar o descontentamento em relação à gestão do município, utilizando um tom crítico e satírico. Não havia, segundo ela, conteúdo difamatório, injurioso ou excessivamente agressivo que justificasse a restrição da liberdade de expressão do réu, enquanto cidadão, para manifestar suas posições políticas.

A desembargadora ressaltou que, como prefeito da cidade, o autor é naturalmente sujeito à fiscalização e oposição. “Aquele que se dispõe a ocupar cargo político na administração pública deve estar preparado para receber críticas contundentes por parte da população”, afirmou.

A decisão da 4ª Câmara de Direito Privado foi unânime.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

IA no Judiciário – Agilidade e Inovação Legal

Descubra como a Inteligência Artificial no Poder Judiciário está revolucionando a eficiência e a inovação nas decisões legais.

Classe 25 INPI: o que é e para que serve

Descubra a importância da Classe 25 INPI no registro de marcas de vestuário e acessórios e como ela pode proteger seus produtos.

Registro de Marca Precisa de Advogado? Saiba Mais!

Descubra se um registro de marca precisa de advogado e como esse processo pode influenciar a proteção do seu negócio no Brasil.

Registro de Marca no Brasil: Veja os Custos

Descubra quanto custa registrar uma marca no Brasil e os passos essenciais para proteger seu negócio no mercado nacional.