Consumidores já podem bloquear telemarketing na Anatel

Data:

Consumidores já podem bloquear telemarketing na Anatel
Créditos: SIphotography | iStock

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou o serviço “Não me Perturbe” em seu site para que os consumidores cadastrem seus números para que não recebam chamadas de telemarketing oferecendo serviços de internet, telefonia e TV por assinatura. O prazo para o bloqueio é de 30 dias a contar da solicitação no site.

As empresas de telecomunicações (Algar, Nextel, Claro/Net, Oi, Sky, Sercomtel, Tim e Vivo) criaram o site e assinaram um acordo com a agência. Elas divulgarão amplamente o canal e não poderão realizar mais ligações telefônicas para oferta de pacotes ou serviços para os consumidores que cadastrarem seus números. O acordo também limita os horários de ligações de telemarketing, sendo no máximo 3 chamadas por dia, em dias úteis (9h às 21h) ou sábados (10h às 16h).

Para realizar o cadastro, basta entrar no site e iniciar o processo de inclusão do número. É preciso informar dados pessoais e, a partir do CPF registrado na linha telefônica que deseja cadastrar, é só selecionar a companhia ou serviço oferecido que quer bloquear. 

Para o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, a lista protege o consumidor do comportamento inadequado realizado pelas empresas: “Com a decisão de criação desta lista, o setor de telecomunicações se coloca na vanguarda da resolução de um problema que causa muito incômodo aos consumidores brasileiros. Mas sabemos que o problema é mais amplo e que ainda não existe uma regra federal sobre o assunto, que discipline todos os setores. Por isso, iremos estudar soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema como um todo”.

(Com informações do Uol)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.

Empregador deve indenizar família de vítima morta por funcionário em supermercado

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reconheceu a responsabilidade civil indireta do empregador em um caso de homicídio praticado por um funcionário durante o horário de trabalho e em razão de suas atribuições de segurança. Com isso, foi determinada a indenização e o pagamento de pensão ao filho menor da vítima, morto em 2019 após uma discussão com o funcionário, nas dependências de um supermercado no litoral norte de Santa Catarina.

Testemunha idosa garante prova antecipada em ação de usucapião, decide TJSC

A 8ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que a antecipação de depoimento testemunhal é admissível em situações urgentes, especialmente para evitar a perda de provas, como no caso de testemunhas de idade avançada. A decisão ocorreu em um recurso interposto por uma ré em uma ação de usucapião na comarca de Joinville.