Modelo de petição de ação de reparação a título de danos morais e materiais por ser vítima de fraude em cartão de crédito

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Modelo de petição de ação de reparação a título de danos morais e materiais por ser vítima de fraude em cartão de crédito


Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da [Comarca]

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[Nome do Requerente], brasileiro(a), [estado civil], [profissão], portador(a) da Carteira de Identidade nº [número], inscrito(a) no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], por meio de seu advogado infra-assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor a presente

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS

em face de [Nome do Banco/Emissor do Cartão], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo do banco/emissor do cartão], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I. DOS FATOS

  1. No dia [data], o Requerente foi surpreendido com diversas transações realizadas em seu cartão de crédito, as quais não reconheceu e não autorizou.
  2. As transações fraudulentas totalizaram o valor de R$ [valor], conforme extrato anexado (Doc. 1).
  3. Imediatamente, o Requerente entrou em contato com o banco/emissor do cartão, comunicando a fraude e solicitando o bloqueio do cartão e o estorno das transações.
  4. Apesar das diversas tentativas de resolução administrativa, o banco/emissor do cartão se recusou a realizar o estorno das transações fraudulentas, impondo ao Requerente o ônus de um prejuízo financeiro significativo.
  5. Além dos danos materiais, o Requerente sofreu abalos emocionais e transtornos em virtude da fraude e da negativa de estorno por parte do banco/emissor do cartão.

II. DO DIREITO

  1. O artigo 186 do Código Civil Brasileiro dispõe que "aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito".
  2. O artigo 927 do Código Civil estabelece que "aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo".
  3. O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) prevê a responsabilidade objetiva do fornecedor pelos danos causados ao consumidor por defeitos relativos à prestação dos serviços, independentemente da existência de culpa.
  4. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor determina que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais.

III. DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer a Vossa Excelência:

a) A citação do Requerido para, querendo, apresentar contestação, sob pena de revelia;

b) A condenação do Requerido ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ [valor], correspondente às transações fraudulentas não estornadas, corrigido monetariamente desde a data do prejuízo, acrescido de juros legais desde a citação;

c) A condenação do Requerido ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ [valor], ou outro valor que Vossa Excelência entender devido, em virtude do sofrimento, abalo emocional e transtornos causados pela fraude e pela negativa de estorno;

d) A condenação do Requerido ao pagamento em dobro do valor cobrado indevidamente, conforme prevê o artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor;

e) A condenação do Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados em 20% sobre o valor da condenação;

f) Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente documental e testemunhal.

Termos em que,

Pede deferimento.

[Cidade], [data].

[Nome do Advogado]
OAB [número]


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