Causídico foi à agência do BB localizada no prédio do TJ/GO para levantar alvarás de processos que patrocinava.
A demora de quase 2 horas em fila bancária para um advogado levantar alvarás de processos que patrocinava gerou a condenação do BB ao pagamento de R$ 17 mil de danos morais.
O juiz de Direito Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, do 2º JEC de Goiânia/GO, afirmou que o prazo excedeu ao limite do bom senso e que são “péssimos os antecedentes do reclamado, tendo sido condenado neste juízo por dezenas de vezes pelo mesmo erro”.
De acordo com o autor, o advogado Thiago Cordeiro Jácomo (Fátima Jácomo Sociedade de Advogados), por duas vezes – uma em setembro e outra em outubro – foi à agência do banco localizada no prédio do TJ/GO e enfrentou o mesmo problema. Na primeira vez, esperou 1 hora e 45 minutos para ser atendido, e, na segunda, 1 hora e 30 minutos.
Na sentença, o magistrado destacou que a demora no atendimento bancário, por si só, não gera automático direito ao recebimento de indenização por danos morais. No caso específico, entretanto, o julgador considerou que a demora “maculou o que se entende por razoável no Estado Democrático de Direito para um serviço de primeira necessidade”.
“Faço aqui questão de registrar que esse tipo de reclamação tem se tornado comum entre os advogados da comarca (desde que estava em Anápolis e repetindo-se agora, em Goiânia), chegando sempre ao conhecimento deste julgador (como fato notório) que o banco reclamado presta um péssimo atendimento aos advogados no que pertine ao ‘pagamento’ das centenas de alvarás expedidos pelo Poder Judiciário.” (grifos nossos)
-
Processo: 5606158.37.2014.8.09.0060
Confira a decisão.
Fonte: Migalhas
Eu mesmo já passei muito mais do que 2 horas para ser atender… e vocês meus amigos?
Eu também!
Pura praxe
A questão é: porque os cidadãos normais não podem ser ressarcidos?
Porque a promotoria publica não entra com uma representação contra as demoras nos bancos em geral?
Existe uma infinidade de provas via TV e reportagens a respeito de demoras e até mal atendimentos nas agencias.
não são somente os advogados quem sofrem mas toda uma população.
Muito bom o artigo!
Muito interessante o artigo!