Azul Linhas Aéreas deve pagar indenização por danos morais por cancelamento e remarcação de voo

Data:

Azul Linhas Aéreas deve pagar indenização por danos morais por cancelamento e remarcação de voo | Juristas
Créditos: Juriah Mosin / Shutterstock.com

A Azul Linhas Aéreas foi condenada a indenizar moralmente Venicio Ferrer de Andrade e Silva em razão de cancelamento e remarcação de voo. O processo nº 1012945-37.2016.8.26.0003 corre na 5ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.

Na petição inicial da ação de indenização, o autor, por meio de seu representante Wilson Furtado Roberto, anexou uma sentença semelhante, relativa a outro passageiro que estava no mesmo voo. A sentença deu procedência ao pedido do passageiro.

Em contestação, a companhia aérea disse que o autor comprou sua passagem junto com 16 outros passageiros, por meio de agência de turismo. Alegou que o cancelamento do voo (ida e volta de João Pessoa a Campinas) ocorreu devido a remanejamento da malha aérea, mas que as alterações foram comunicadas à agência de turismo. Por fim, a Azul Linhas Aéreas disse que não ocorreram danos por perda de compromissos ou passeios, e que inexistiram danos morais.

De acordo com o juiz, como a ré não apresentou documentos que comprovassem a alegação de que a situação se encaixava em caso fortuito ou força maior. Diante disso, a falha na prestação de serviço existiu e a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro não se caracterizou, o que leva, necessariamente, ao reconhecimento da responsabilidade civil da companhia aérea.

O magistrado julgou procedente a ação e condenou a Azul Linhas Aéreas ao pagamento de R$ 5.000,00 a título de danos morais.

 

Processo nº 1012945-37.2016.8.26.0003

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo