Cármen Lúcia assume Presidência da República durante viagem de Temer

Data:

A presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia, assume cargo por cerca de 24h enquanto Michel Temer participa de Cúpula das Américas, no Peru.

 

Nesta sexta-feira (13), a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, irá ocupar a Presidência da República, em substituição ao presidente Michel Temer (MDB).

O presidente decolou para o Peru por volta das 11h30. Mas, para que Cármen seja efetivada na Presidência, ele precisa deixar o espaço aéreo brasileiro.

Na agenda de Cármen Lúcia nesta sexta-feira, estão previstas reuniões com a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e com o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna.

Cármen Lúcia também recebe o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira, e o senador Valdir Raupp, este último para tratar de processo sobre uma ação movida por associação de policiais de Rondônia.

Ainda não se sabe se a ministra despachará do Planalto ou de seu gabinete no STF. A assessoria de imprensa do STF não deu detalhes sobre o motivo de todos os encontros previstos para a sexta.

 

Temer, Maia e Eunício no exterior

 

O fato de ter uma ministra no cargo mais alto da República se deve a uma coincidência de viagens internacionais dos outros dois sucessores imediatos de Temer no cargo.

No mesmo dia em que o presidente Temer viaja para o Peru, onde participará da Cúpula das Américas, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também estarão fora do país.

Maia participa de um evento no Panamá, e Eunício vai ao Japão.

A lei eleitoral proíbe de se candidatar quem assume a Presidência nos seis meses antes da eleição, fato que incentivou as viagens de Maia e Eunício, que pretendem disputar a eleição em outubro.

O presidente do STF é o próximo na linha sucessória do presidente da República, depois do presidente da Câmara e do Senado.

 

Temer em Lima

 

Em Lima, nesta sexta, Temer terá duas reuniões antes da abertura oficial da cúpula.

A primeira será com o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos da América, Thomas Donohue. A segunda, com o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández Alvarado.

Temer ainda dará uma entrevista para a rede de televisão CNN em Español.

A cerimônia de abertura da 8ª Cúpula das Américas acontecerá ao final da tarde e será seguida por um jantar em homenagem aos chefes de Estado e de Governo presentes.

No sábado (14) pela manhã, Michel Temer participará da foto oficial da cúpula e da sessão plenária, em que está prevista um discurso do presidente.

Em seguida, ele terá uma reunião bilateral com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e audiência com o congressista norte-americano Paul Cook.

Temer deve embarcar de volta ao Brasil por volta das 14h30, horário de Brasília.

 

 

Com informações do Portal Uol.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.

TJ aplica Protocolo de Gênero e condena ex-marido a indenizar mulher por ofensas em rede social

Em decisão inédita, a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aplicou o Protocolo de Gênero, conforme previsto na Resolução nº 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em julgamento realizado no dia 28 de novembro. O caso envolveu recurso interposto por uma mulher contra o ex-marido, abordando temas como dissolução de união estável, partilha de bens, guarda de menor, pensão alimentícia e indenização por danos morais.