STJ revisa entendimento sobre incidência de juros na expedição de precatório

Data:

Página de repetitivos do tribunal está atualizada com a nova jurisprudência

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revisou entendimento sobre a incidência dos juros de mora na expedição de precatório. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a corte reconheceu que os juros de mora devem incidir entre o cálculo do que é devido pela União e a requisição formal.

redução de juros
Créditos: wutzkohphoto / Shutterstock.com

“Entendo que a tese fixada pelo STF, quando do julgamento da questão constitucional supramencionada, soluciona a controvérsia posta em discussão no âmbito desta Corte Superior de Justiça”, relatou o ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Nesse contexto, o fundamento jurídico é favorável a incidência dos juros moratórios entre o pagamento e a expedição do precatório.

Saiba mais:

Assim, foi formulada nova redação para o assunto na página de repetitivos do STJ. Com o novo entendimento, texto passou a ser: incidem os juros da mora no período compreendido entre a data da realização dos cálculos e a da requisição ou do precatório.

REsp -1665599
Clique aqui para acessar o acórdão.

Notícia produzida com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.