A loja conceito da Hering, localizada no Morumbi Shopping, pode ser multada em até R$ 97 milhões por coletar dados de clientes sem seu consentimento prévio.
A Hering Experience apresenta tecnologias que melhoram o modo de consumo de seus clientes, com câmeras de reconhecimento facial que captam suas reações às peças expostas e sensores que identificam locais de preferência do cliente ao circular pela loja.
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor instaurou procedimento para investigar a prática e entender com quem seriam compartilhadas as informações obtidas. Na ação, a empresa será intimada a prestar esclarecimentos sobre o destino dos dados coletados.
A Hering afirmou, em nota, que não realiza reconhecimento facial, mas, sim, detecção facial. Em outras palavras, de forma anônima, estima apenas o gênero, a faixa etária e o humor dos consumidores.
(Com informações do Olhar Digital)
Leia também:
- Toffoli diz que inteligência artificial pode dar mais eficiência ao Judiciário
- Bolsonaro determina ao MEC que proíba ”ideologia de gênero” nas escolas
- Ausência de defensor devidamente intimado não anula julgamento
Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Acesse a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital de maneira fácil e segura