Taxa de Fiscalização do Mercado Mobiliário prescreve em 5 anos

Data:

ação de cobrança
Créditos :marchmeena29 | iStock

A Taxa de Fiscalização do Mercado Mobiliário (Lei 7.490/89) é considerada tributo. Por isso, deve obedecer regras de prescrição do Código Tributário Nacional.

A decisão é da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal 1ª Região. A corte negou provimento ao recurso Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com o art. 173 do CTN, o crédito tributário devido à fazenda pública prescreve 5 anos após o dia seguinte daquele em que o lançamento foi efetuado.

O recurso foi movido pela CVM após o juízo da 11ª Vara Federal de Caxias (MA) reconhecer a prescrição. No TRF-1, o relator destacou
ainda o artigo 174 do CTN. O dispositivo define prescrição de 5 anos para ação de cobrança do crédito. O período, de acordo com texto, é contado da data da constituição definitiva da dívida.

“A execução fiscal refere-se a créditos tributários dos exercícios de 1992, 1993 e 1994, com a constituição definitiva em 06/01/1997 mediante notificação por lançamento quando se iniciou a contagem do prazo prescricional. Como o ajuizamento da execução fiscal ocorreu em 29/05/2002, restou configurada a incidência do referido instituto”, detalhou o relator.

Processo 0001857-19.2010.4.01.3702/MA

Notícia produzida com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Saiba mais:

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.