Agente pública está sendo processada por sacar valores de beneficiários do Bolsa Família em 2012
As ações de ressarcimento de valores tomados indevidamente do erário não prescrevem. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Com o entendimento, o colegiado reconhece que a Caixa Econômica Federal pode recuperar valores pagos pelo Bolsa Família indevidamente a funcionário público. Mesmo que o caso tenha acontecido até 2012. Ou seja, há 7 anos.
Assim, a corte rejeitou argumento de defesa da agente pública. De acordo com o relator do recurso, o ministro Guilherme Caputo Bastos, a Constituição Federal expressa que não há prazo prescricional quando agentes públicos praticam ato em prejuízo ao erário (artigo 37, parágrafo 5º).
Saiba mais:
- Inteligência artificial é capaz de identificar doenças infantis
- Agente de saneamento que dirigia veículo durante o trabalho não acumula funções
- Estudante que não participou de intercâmbio cultural será indenizado
- Familiares de deficiente serão indenizados por chacota no Orkut
- Família impedida de amamentar bebê por falso diagnóstico de HIV será indenizada
- É legítima a arrecadação de direitos autorais pelo ECAD no streaming
Neste contexto, não há como aplicar outro artigo da Constituição (artigo 7º, XXIX), segundo o qual, há prazo de prescrição para ações de cobrança de créditos. Este artigo não contempla danos ao erário. “Com isso, estabeleceu a imprescritibilidade das mencionadas demandas”, afirmou o ministro.
De acordo com os autos, a agente pública por repetidas vezes sacou mensalidades direto da conta de beneficiários do Bolsa Família. Ela se aproveitou da função de responsável pelo atendimento de beneficiários do programa. Quando o banco tomou ciência da conduta, a funcionária foi demitida por justa causa. Agora, a Caixa pleiteia a restituição de quase R$ 34 mil em valores atualizados.
A decisão do colegiado foi unânime. O processo será encaminhado para novo julgamento na Vara do Trabalho.
Processo 93400-76.2014.5.17.0132
Clique aqui para acessar o acórdão.
Notícia produzida com informações da assessoria de imprensa do TST.