STF encaminha à Justiça Eleitoral processo contra ex-tesoureiro condenado na Lava-Jato

Data:

ministro edson fachinO ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar a ação penal que envolve João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), condenado na Operação Lava-Jato. Fachin determinou o envio dos autos à Justiça Eleitoral do Distrito Federal.

A decisão foi proferida no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE 1249650), apresentado pela defesa de Vaccari. O ministro anulou todas as decisões da ação penal, acatando o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). No entanto, Fachin autorizou, sujeito à avaliação do juiz competente, o aproveitamento de atos instrutórios e a manutenção de eventuais medidas cautelares pessoais ou patrimoniais.

lava jato
Créditos: Zolnierek | iStock

A condenação por corrupção passiva havia sido confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os fatos dizem respeito à denúncia de arrecadação de valores por Vaccari, provenientes de contratos da Petrobras e da Sete Brasil com o Grupo Keppel Fels, destinados a dirigentes da estatal e ao PT.

O ministro Fachin observou que o TRF4, ao manter a condenação, destacou que os crimes prejudicaram o processo eleitoral, indicando indícios de arrecadação de valores para quitar dívidas de campanha do PT em 2010. Diante disso, Fachin aplicou a jurisprudência do STF, reconhecendo a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar o caso.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...