STF mantém prisão de padre investigado por desvios em hospital de João Pessoa (PB)

Data:

hospital
Créditos: Manuel-F-O | iStock

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de revogação da prisão de Egídio de Carvalho Neto, conhecido como Padre Egídio, envolvido em um esquema de desvio de verbas no Instituto São José, no Hospital Padre Zé e na Ação Social Arquidiocesana, localizados em João Pessoa (PB).

O Ministério Público da Paraíba acusa o padre de desviar recursos públicos destinados ao Hospital Padre Zé quando ele era presidente do Instituto São José. O esquema, que envolvia falsificação de documentos e pagamento de propina a funcionários das entidades, resultou em investigações por lavagem de dinheiro, peculato e falsificação de documentos públicos e privados, conduzidas no âmbito de uma organização criminosa.

Pastor norte-americano é acusado de abuso sexual de paroquianos
Créditos: Sevenstockstudio | iStock

O pedido de revogação da prisão, apresentado por meio do Habeas Corpus (HC) 236849, contestava a decisão do relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia mantido a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A defesa alegou que o padre estava afastado de suas funções e que seus bens, incluindo imóveis, estavam bloqueados.

A ministra Cármen Lúcia, no entanto, destacou que não havia ilegalidade que justificasse a revogação da prisão antes de um pronunciamento definitivo das instâncias anteriores. Ela observou que o desembargador do TJPB, ao decretar a prisão, ressaltou a gravidade concreta e as circunstâncias do caso, considerando a posição do padre como presidente de uma entidade filantrópica investigado por vários delitos. A decisão está alinhada à jurisprudência do STF, que defende que a periculosidade do agente justifica a prisão preventiva.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo