Ministério da Justiça suspende quase 200 empresas de telemarketing por ligações abusivas

Data:

procon-sp
Créditos: Wavebreakmedia | iStock

O Ministério da Justiça suspendeu, nesta segunda-feira (18), atividades de 180 empresas de telemarketing, em sua maioria ligadas a bancos e instituições financeiras, por causa de ligações abusivas. A multa pode chegar a R$ 13 milhões, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. A lista de empresas suspensas ainda pode aumentar. Segundo o Ministério, os Procons regionais têm autonomia para aplicar a medida cautelar.

O ministro Anderson Torres disse nas redes sociais que a ação contra o telemarketing abusivo foi feita em conjunto com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país.

Consumidores já podem bloquear telemarketing na Anatel
Créditos: SIphotography | iStock

Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, a Secretaria Nacional do Consumidor Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) registrou 6.085 reclamações sobre serviços de telemarketing. O Ministério, por meio do site consumidor.gov, recebeu 8.462 queixas no período de setembro de 2021 a junho de 2022.

Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União de hoje, a medida cautelar foi adotada "ante a necessidade imperiosa da implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores em face dos serviços de telemarketing para oferta de produtos ou serviços, sem a prévia autorização por parte destes".

Igreja - Atendente de Telemarketing
Créditos: Chainarong Prasertthai / iStock

Conforme o texto, o consumidor só poderá ser abordado por telefone se manifestar interesse. Quem descumprir a medida cautelar pode pagar multa diária de R$ 1 mil. A regra não inclui outras formas de abordagem por telemarketing, como serviços receptivo/passivo e aqueles usados para cobranças ou doações.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.