TJPB nega apelação da CVC e confirma condenação por violação de direitos autorais

Data:

CVC Operadora de Turismo
Créditos: Reprodução

Após ser condenada ao pagamento de indenização por danos morais e materiais pela 3ª Vara Cível da Comarca da Capital, por utilizar indevidamente uma fotografia de Clio Robispierre Camargo Luconi, a CVC Brasil interpôs uma apelação no TJPB, que foi negada.

A empresa utilizou uma fotografia de Clio em página eletrônica para promover a venda de pacotes turísticos e de passagens aéreas. Porém, não solicitou autorização do fotógrafo, nem indicou a autoria da obra. O juiz primevo entendeu pela prática de contrafação e condenou a empresa.

Na apelação, a CVC Brasil alegou que Clio não comprovou que as fotografias são de sua autoria, que a imagem não foi comercializada (foi utilizada somente para divulgar os pontos turísticos da cidade de Porto Seguro), que o apelado possui mais de 400 ações em vários Estados pleiteando indenização pela suposta autoria referentes às mesmas fotografias.

A empresa ainda afirmou que as fotos foram produzidas em 2006, mas somente após 10 anos, o autor requer a condenação da apelante pela suposta utilização indevida das imagens. Por fim, disse que as notas fiscais não comprovam o valor de cada foto e que não há danos materiais e morais a serem indenizados ante a ausência de ato ilícito.

Com base na Constituição Federal e na Lei de Direitos Autorais, o desembargador entendeu que houve violação de direitos, gerando o dever de indenizar os prejuízos. Ele destacou que a apelante veiculou fotografia do autor sem qualquer autorização sua ou identificação da autoria da obra, e que os documentos colacionados demonstram a propriedade da obra, eis que há cópias da referida fotografia em outras páginas da internet.

O magistrado entendeu que o quantum fixado na indenização foi satisfatório, e negou provimento ao apelo da CVC.

Leia a sentença na íntegra aqui.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.

Aulão Solidário de Direito Agrário e Aplicado ao Agronegócio Beneficia o Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa inovadora, grandes nomes do Direito Agrário e do agronegócio se reunirão para um aulão solidário no próximo sábado, dia 11 de maio, das 13h30 às 19h00. O evento, que ocorrerá online com transmissão via TV Agrarista UBAU no YouTube, promete ser uma oportunidade única de aprendizado e solidariedade.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.