O coach de estética, Felipe Francisco, proprietário de uma rede de clínicas de prestígio em Santa Catarina, foi detido na última terça-feira (15) na cidade de Joinville. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Venefica, liderada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), que visa investigar um esquema criminoso que comercializava serviços irregulares na área de saúde, incluindo emagrecimento. A informação é do UOL.
Felipe Francisco é suspeito de liderar uma organização criminosa que promovia práticas ilegais como a falsificação e adulteração de produtos medicinais, exercício ilegal da profissão e outros crimes relacionados. Ele é acusado de enviar prescrições médicas falsas e inflar preços por meio da venda casada de fórmulas estéticas, mesmo sem ter formação em medicina ou nutrição. As informações foram fornecidas pela Polícia Civil.
A operação resultou na prisão de 10 indivíduos e na realização de 50 mandados de busca e apreensão em diversos endereços em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os suspeitos passaram por audiência de custódia e permanecem detidos desde então.
De acordo com o delegado Rafaello Ross, Felipe Francisco é “autor intelectual da engrenagem criminosa, e se utilizava de nutricionistas, médicos e biomédicos para fazer as prescrições indevidas de anabolizantes, emagrecedores e fitoterápicos, com aplicação de injetáveis dentro da própria clínica”.
Ross também destacou que diversos pacientes apresentaram efeitos colaterais após consumir as substâncias prescritas pelos funcionários das clínicas, tais como náuseas, vômitos e taquicardia. No entanto, quando os pacientes relatavam esses efeitos adversos, recebiam novas prescrições para minimizar os sintomas.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de bens de Felipe Francisco, a suspensão de perfis nas redes sociais e o fechamento de quatro filiais das clínicas, entre outras medidas cautelares.
As unidades de Felipe em Balneário Camboriú e Joinville foram fechadas. Duas farmácias de manipulação, uma em Balneário e outra em Itapema, também foram encerradas — não está confirmado se Felipe Francisco é o proprietário dessas farmácias.
Em 2019, Felipe Francisco já havia sido condenado por exercer a função de nutricionista sem possuir diploma na área. Segundo o UOL, a defesa de Felipe Francisco não foi localizada.
Com informações do UOL.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos