Ação no STF questiona verbas adicionais para desembargadores do TJRN

Data:

TJRN
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN)
Foto: Ricardo Krusty

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7464) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando leis do estado do Rio Grande do Norte (RN) que preveem verbas adicionais para desembargadores do Tribunal de Justiça local (TJRN) e defensores públicos estaduais pelo desempenho de atividades administrativas e funcionais.

Os dispositivos das Leis Complementares estaduais 643/2018, 251/2003 e 735/2023 são alvo de contestação pela PGR. Segundo a Procuradoria, essas normas classificam as parcelas como indenizatórias, quando, na verdade, têm natureza remuneratória, uma vez que são pagas em contrapartida a serviços ordinários, rotineiros e específicos.

ministro edson fachinA alegação central da PGR é que ao classificar essas verbas como indenizatórias, elas não se sujeitam ao teto salarial previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituição Federal, e ficam isentas de imposto de renda de pessoa física, embora sejam consideradas rendimentos decorrentes do trabalho e, como tal, deveriam ser tributadas.

A ADI foi distribuída ao ministro Edson Fachin, e agora caberá ao Supremo Tribunal Federal analisar a constitucionalidade dessas leis estaduais. Este caso destaca a importância da definição de natureza remuneratória ou indenizatória das verbas pagas a servidores públicos, uma vez que isso pode impactar o cálculo de impostos e a conformidade com o teto salarial previsto na Constituição.

Com informações da Assessoria.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...