Petição – Família – Ação de alimentos em face de irmão

1388

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

Direito de Família - Modelo de petição inicial
Créditos: designer491 / iStock

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do RG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE ALIMENTOS

em face de

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do RG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

De …….. a …….. o requisitante forneceu alimentos ao demandado, ambos são irmãos.

Entretanto, enquanto o réu prosperou de maneira perceptiva, o demandante retrogradou lentamente, até ser decretada a bancarrota de sua empresa.

Durante este tempo, o requerente solicitou que fosse feita a reconsideração dos alimentos que concedia, porém, mesmo o requerido tomando conhecimento do estado precário do pleiteante, recusou a aumentar o valor pago a título de pensão alimentícia.

No transcorrer dos acontecimentos, a mulher e o filho do demandante vieram a falecer; por consequência a amargura e a falência absoluta levaram-no à depressão e ao desânimo com sua própria vida, dado que não possui outros familiares, além do próprio requerido.

Que diante de tantas adversidades, recorreu financeiramente ao irmão, contudo este replicou que já havia cumprido com o dever que lhe cabia, ao ter dispensado a pensão que ganhava do requisitante no passado.

DO DIREITO

Como não lhe sobraram alternativas, recorre a Justiça o requerente, aguardando que possa ser compreendido e que seja concedido o direito de ser alimentado por aquele o qual ajudou de igual maneira, quando necessitou.

DOS PEDIDOS E DOS REQUERIMENTOS

Ipso facto, reivindica:

a) que o requerido seja notificado, para que se manifeste, perante a presente ação, no prazo de lei, e esteja presente à audiência fixada por V. Exa., sob pena de desobediência e confissão;

b) a intimação do Digníssimo Representante do Ministério Público, para que se manifeste a respeito;

c) concedam-se os alimentos provisionais correspondentes a ….. salários mínimos, inicialmente, a partir da citação, até a fixação dos definitivos;

d) sejam-lhes concedidos os benefícios da assistência judiciária, nos termos da lei específica.

Dá-se à causa o valor de R$ ……

Nesses Termos,

Pede e Espera Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

DEIXE UMA RESPOSTA