Robôs de inteligência artificial melhoram experiências em museus

Data:

Robôs respondem aos visitantes dos museus.

museus
Créditos: Besjunior | iStock

Este ano, três museus do Smithsonian Institution, sediados em Washington, instalaram meia dúzia de robôs humanoides, apelidados de Pepper, para responder às perguntas dos visitantes e contar histórias, usando voz, gestos e uma tela de toque interativa. Eles também dançam, jogam e posam para selfies.

Rachel Goslins, diretora do Smithsonian's Arts and Industries Building e superintendente da implantação dos robôs, disse que ficou impressionada com as reações dos visitantes a eles.

Ela disse que Pepper “se sente totalmente alinhada com a missão dos museus. Estamos pedindo às pessoas que estejam presentes, engajadas e tenham uma experiência comunitária. Nós não estamos fazendo você olhar para o seu telefone ainda mais; estamos criando uma experiência humana divertida e alegre. Mais 80 robôs ainda serão lançados, ajudando a orientar o trabalho dos educadores e docentes do Smithsonian.

Os museus que usam Pepper são o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, o Museu Hirshhorn e o Jardim de Esculturas, e o Museu Nacional de Arte Africana, além do Castelo Smithsonian, que usa oito robôs, quatro dos quais podem viajar para outro lugar. O robô foi criado pela SoftBank Robotics.

O empreendimento Smithsoniano em inteligência artificial para envolver os visitantes é apenas um exemplo em uma tendência que se move rapidamente misturando arte e tecnologia.

Uso de AI em museus

A inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada por museus de todos os tamanhos em todo o mundo, que a utilizam para desenvolver desde robôs, chatbots e websites até ferramentas que os ajudam a analisar dados de visitantes e suas coleções, assim como determinar políticas de admissão e conteúdo de exposições.

Akon Art Museum

O Akron Art Museum está incentivando os visitantes a usar seus telefones para interagir com o Dot, seu guia de turismo digital. Introduzido em agosto, Dot é acessível pela plataforma Facebook Messenger.

Ela guia os visitantes a seis paradas no estilo “escolha a sua própria aventura” da coleção permanente do museu. Ela discute 60 obras de arte e faz perguntas aos visitantes. Em frente a um mural de Sol LeWitt, por exemplo, ela explica que o artista não pintou pessoalmente o mural, mas sim um desenhista. Ela chama esse processo de delegação e pergunta: "Que parte do seu trabalho você gostaria de poder designar para outra pessoa?"

Mark Masuoka, diretor do museu, chamou Dot de “uma ótima maneira de conectar pessoas com arte e entre si. E ela não exige conhecimento prévio da obra de arte”.

Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro

O Museu do Amanhã no Rio de Janeiro colaborou com a IBM para desenvolver um chatbot IRIS + que usa a tecnologia de inteligência artificial Watson da IBM.

Ele foi lançado no ano passado. Na chegada, os visitantes recebem um cartão com chip para usar o IRIS +. Quando terminarem o passeio pela exposição principal, o IRIS + pergunta, através de um iPad: “Depois de tudo o que aprendeu na exposição principal, quais são as suas preocupações no mundo de hoje?”

Durante a conversa que se segue, o aplicativo troca dados com a nuvem da IBM e sugere iniciativas adequadas às preocupações dos visitantes, baseando-se, em parte, nas informações pessoais que os visitantes são convidados a fornecer, como data de nascimento e local de moradia.

Os visitantes também são incentivados a tirar uma selfie para uma parede no final da exposição principal. Este mural exibe as fotografias dos visitantes, juntamente com seus primeiros nomes e interesses pessoais; a parede também rastreia e exibe graficamente as principais preocupações de todos os visitantes.

Fundação Barnes

A Fundação Barnes usou inteligência artificial quando introduziu um novo site de coleções no ano passado. Emulando os critérios que o fundador do museu, Albert C. Barnes, usou para exibir sua coleção de arte em conjuntos, o novo site permite aos visitantes pesquisar a coleção por propriedades visuais, como luz, linha, cor e espaço, filtrando imagens de acordo com semelhanças estéticas.

Mais de 2.000 das cerca de 3.000 obras da coleção Barnes foram publicadas no site. O número de visitantes do site da Barnes triplicou desde que a nova coleção foi lançada.

O uso de inteligência artificial nos museus é vasto e eficiente. Ela contribui para analisar comentários ou comportamentos de visitantes, que ajudam a melhorar a distribuição de ingressos, o planejamento de exposições e de vendas das lojas, a conservação das obras e muitos mais. Além disso, permite a interação dos visitantes com figuras históricas, através de chatbots desenvolvidos com os números publicados. escritos e arquivos, bem como histórias orais. (Com informações do The New York Times.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.