Robôs de inteligência artificial melhoram experiências em museus

Data:

Robôs respondem aos visitantes dos museus.

museus
Créditos: Besjunior | iStock

Este ano, três museus do Smithsonian Institution, sediados em Washington, instalaram meia dúzia de robôs humanoides, apelidados de Pepper, para responder às perguntas dos visitantes e contar histórias, usando voz, gestos e uma tela de toque interativa. Eles também dançam, jogam e posam para selfies.

Rachel Goslins, diretora do Smithsonian's Arts and Industries Building e superintendente da implantação dos robôs, disse que ficou impressionada com as reações dos visitantes a eles.

Ela disse que Pepper “se sente totalmente alinhada com a missão dos museus. Estamos pedindo às pessoas que estejam presentes, engajadas e tenham uma experiência comunitária. Nós não estamos fazendo você olhar para o seu telefone ainda mais; estamos criando uma experiência humana divertida e alegre. Mais 80 robôs ainda serão lançados, ajudando a orientar o trabalho dos educadores e docentes do Smithsonian.

Os museus que usam Pepper são o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, o Museu Hirshhorn e o Jardim de Esculturas, e o Museu Nacional de Arte Africana, além do Castelo Smithsonian, que usa oito robôs, quatro dos quais podem viajar para outro lugar. O robô foi criado pela SoftBank Robotics.

O empreendimento Smithsoniano em inteligência artificial para envolver os visitantes é apenas um exemplo em uma tendência que se move rapidamente misturando arte e tecnologia.

Uso de AI em museus

A inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada por museus de todos os tamanhos em todo o mundo, que a utilizam para desenvolver desde robôs, chatbots e websites até ferramentas que os ajudam a analisar dados de visitantes e suas coleções, assim como determinar políticas de admissão e conteúdo de exposições.

Akon Art Museum

O Akron Art Museum está incentivando os visitantes a usar seus telefones para interagir com o Dot, seu guia de turismo digital. Introduzido em agosto, Dot é acessível pela plataforma Facebook Messenger.

Ela guia os visitantes a seis paradas no estilo “escolha a sua própria aventura” da coleção permanente do museu. Ela discute 60 obras de arte e faz perguntas aos visitantes. Em frente a um mural de Sol LeWitt, por exemplo, ela explica que o artista não pintou pessoalmente o mural, mas sim um desenhista. Ela chama esse processo de delegação e pergunta: "Que parte do seu trabalho você gostaria de poder designar para outra pessoa?"

Mark Masuoka, diretor do museu, chamou Dot de “uma ótima maneira de conectar pessoas com arte e entre si. E ela não exige conhecimento prévio da obra de arte”.

Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro

O Museu do Amanhã no Rio de Janeiro colaborou com a IBM para desenvolver um chatbot IRIS + que usa a tecnologia de inteligência artificial Watson da IBM.

Ele foi lançado no ano passado. Na chegada, os visitantes recebem um cartão com chip para usar o IRIS +. Quando terminarem o passeio pela exposição principal, o IRIS + pergunta, através de um iPad: “Depois de tudo o que aprendeu na exposição principal, quais são as suas preocupações no mundo de hoje?”

Durante a conversa que se segue, o aplicativo troca dados com a nuvem da IBM e sugere iniciativas adequadas às preocupações dos visitantes, baseando-se, em parte, nas informações pessoais que os visitantes são convidados a fornecer, como data de nascimento e local de moradia.

Os visitantes também são incentivados a tirar uma selfie para uma parede no final da exposição principal. Este mural exibe as fotografias dos visitantes, juntamente com seus primeiros nomes e interesses pessoais; a parede também rastreia e exibe graficamente as principais preocupações de todos os visitantes.

Fundação Barnes

A Fundação Barnes usou inteligência artificial quando introduziu um novo site de coleções no ano passado. Emulando os critérios que o fundador do museu, Albert C. Barnes, usou para exibir sua coleção de arte em conjuntos, o novo site permite aos visitantes pesquisar a coleção por propriedades visuais, como luz, linha, cor e espaço, filtrando imagens de acordo com semelhanças estéticas.

Mais de 2.000 das cerca de 3.000 obras da coleção Barnes foram publicadas no site. O número de visitantes do site da Barnes triplicou desde que a nova coleção foi lançada.

O uso de inteligência artificial nos museus é vasto e eficiente. Ela contribui para analisar comentários ou comportamentos de visitantes, que ajudam a melhorar a distribuição de ingressos, o planejamento de exposições e de vendas das lojas, a conservação das obras e muitos mais. Além disso, permite a interação dos visitantes com figuras históricas, através de chatbots desenvolvidos com os números publicados. escritos e arquivos, bem como histórias orais. (Com informações do The New York Times.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.