ICEC: confiança dos empresários do comércio atinge alta histórica

9

Desde abril de 2011, quando foi lançado, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) não registrava uma alta tão grande quanto em setembro de 2020. A última pesquisa revelou um índice 14,4% maior do que no último mês de agosto.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, entretanto, o indicador apresentou queda de 23,1%. Em setembro de 2019, o índice atingiu a marca de 119,1 pontos em uma escala que vai de 0 a 200. Neste ano, a pontuação alcançada foi de apenas 91,6 pontos.

O ICEC é um índice criado e monitorado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para medir a confiança que os empresários do varejo possuem nas tendências das ações do setor. A amostragem é realizada mensalmente com cerca de 6 mil empresários, localizados em todas as capitais do Brasil.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, acredita que a flexibilização das medidas adotadas para combater os impactos econômicos da pandemia de COVID-19 contribuiu para a retomada da atividade econômica ao redor do país e, assim, influenciou no resultado percebido. Segundo ele, as lojas de varejo não essencial estão reabrindo ao longo dos últimos meses e, com isso, impulsionando o volume de vendas do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA