Ferramentas digitais para advogados empreendedores

Data:

Ferramentas Digitais para Advogados Empreendedores
Créditos: Snapwire / Pexel

Nos últimos anos o mercado jurídico passou por grandes transformações. Primeiro, com o processo eletrônico e agora com a pandemia, tornou-se praticamente impossível para o advogado atuar sem o auxílio da tecnologia. Hoje, ferramentas digitais para advogados são essenciais e trazem uma série de benefícios para o profissional e seu escritório de advocacia. 

Para aqueles que optaram por empreender na advocacia, contar com esses recursos é um diferencial. Afinal, ferramentas digitais para advogados auxiliam na otimização da rotina e no aumento da produtividade, permitindo que o advogado se foque nas tarefas que efetivamente trazem resultados para o seu negócio. 

Para advogados que buscam ferramentas para facilitar o dia a dia, preparamos um post completo. Vale a pena conferir!

Trello

O Trello é um gerenciador de projetos. Usando a metodologia do Kanban, ele pode ser uma alternativa aos tradicionais softwares jurídicos presentes no mercado. Com o Trello é possível gerenciar processos, clientes e até mesmo o administrativo/financeiro do escritório, a partir de quadros customizáveis. Cada quadro criado, conta com inúmeras funcionalidades, que permitem organizar todas as tarefas e também acompanhar a execução de cada uma. 

Como o Trello permite mais de um usuário, é possível interagir com outros advogados do time, estagiários, correspondentes e até clientes, o que também facilita a comunicação. Outra vantagem é que o Trello é uma ferramenta gratuita para até 10 projetos diferentes. Para quem tem a necessidade de gerenciar mais projetos e mais pessoas, a versão paga da ferramenta custa cerca de US $12,50 por mês.

Juristas Signer

Todo advogado sabe que colher assinaturas e enviar documentos pode ser um processo que consome muito tempo. Hoje, no entanto, graças à tecnologia, é possível assinar documentos digitais e enviá-los com poucos cliques. 

O Juristas Signer é uma ferramenta digital que possibilita a assinatura de documentos eletrônicos em diferentes formatos, mesmo que o advogado não tenha um certificado digital. A ferramenta conta com um design intuitivo, que facilita o seu uso. Além disso, ela está integrada a um sistema com certificado digital, o que confere segurança e confiabilidade a todos os processos que envolvem documentos em seu escritório. Todas as assinaturas digitais realizadas com a ferramenta estão de acordo com as diretrizes da ICP-Brasil, por isso, possuem validade jurídica. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite a divulgação de negócios locais. Para o advogado ela é interessante, na medida em que é possível promover seu escritório de advocacia na sua região, sem que seja necessário investir em anúncios. 

Embora a tecnologia permita que o advogado preste serviços para qualquer localidade, a maior parte dos clientes ainda preferem profissionais e escritórios que atuem na sua cidade. Além disso, para quem trabalha no contencioso, a localização é uma questão. Afinal, nem sempre contratar correspondentes ou fazer o acompanhamento processual à distância é uma boa estratégia. Para que mais clientes encontrem seu escritório na sua localidade, o Google Meu Negócio é um ótimo recurso. 

Toggl

Uma das ferramentas digitais para advogados mais conhecidas é o timesheet. Como a maioria dos honorários são cobrados por hora, é fundamental saber exatamente quanto tempo foi gasto em cada tarefa, além de, claro, prestar contas ao cliente. 

O Toggl é um rastreador de tempo que permite ao advogado saber exatamente quanto cada cliente ou atividade demanda da sua agenda. Usando as funcionalidades de controle de tempo e relatórios, é possível criar estratégias para aumentar a produtividade, rever a precificação de serviços, além de claro, prestar contas de forma mais simples. Quem deseja usar a ferramenta para criar faturas, o ideal é contar com as versões pagas. 

CamCard

Com o CamCard o advogado pode armazenar todos os seus contatos de forma simples e organizada. A ferramenta é um scanner, que capta a imagem e reproduz os cartões de visita de forma digital. Além de armazenar os cartões de visita, a ferramenta permite organizar as informações dos contatos. 

Todo advogado sabe da importância de se manter uma boa rede de networking, porém, na hora de localizar cartões de visitas de potenciais parceiros, a maioria ainda perde tempo. O CamCard sem dúvida é uma das ferramentas digitais para advogados com grande utilidade, já que manter uma rede ativa de contatos é fundamental para a prospecção e desenvolvimento do escritório. 

Whereby

Para muitos advogados, se deslocar para reuniões presenciais já era coisa do passado. Porém, com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os encontros online definitivamente ganharam espaço na agenda dos profissionais e, com eles, as ferramentas de videoconferência se transformaram em uma necessidade. 

O Whereby é uma dos recursos digitais que atende bem a necessidade dos advogados. Uma das principais vantagens dessa ferramenta é que ela não requer download de programas ou cadastro dos convidados. Para ingressar na reunião, o participante só precisa clicar no link fornecido pelo organizador e informar seu nome. 

Além de evitar deslocamentos, a Whereby é mais ágil e mais simples do que outras ferramentas digitais para advogados presentes no mercado, o que elimina problemas de conexão dos participantes e atrasos. Ainda deve ser mencionado, que é possível criar a sala com o nome do seu escritório de advocacia.

Slack

Muitos advogados que se viram forçados a se adaptar ao home office, perceberam que um dos principais desafios do trabalho remoto é manter o time engajado. Para advogados que precisam promover uma comunicação eficiente mesmo trabalhando a distância, o Slack é uma ótima ferramenta. Além de gratuito, ele é bastante intuitivo e funciona em qualquer plataforma. Costuma ser mais eficiente do que grupos no WhatsApp ou mesmo e-mails na hora de se comunicar e pode ser uma das ferramentas digitais para advogados que faz a diferença no dia a dia de muitos profissionais. 

São diversas as ferramentas digitais para advogados que podem ser inseridas no dia a dia de qualquer escritório de advocacia. Hoje, os advogados contam com inúmeros recursos que beneficiam a produtividade, a eficiência e a agilidade, mesmo quando o trabalho é realizado longe do escritório. Para quem empreende na advocacia, investir nos recursos certos é a melhor forma de poupar recursos e ganhar tempo para se focar em atividades que realmente impactam nos resultados.

Você já conhecia essas ferramentas digitais para advogados? Quais delas você adota no seu dia a dia? Para quem quer saber mais sobre as assinaturas digitais e quais ferramentas usar no seu escritório de advocacia, temos mais um post completo. Confira!

*Artigo escrito em co-autoria com Helga Lutzoff Bevilacqua

norte-americanos
Créditos: Natali_Mis | iStock

10 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Direitos Humanos, Educação e Inteligência Artificial: Integráveis?

Nos últimos meses, certamente, a Inteligência Artificial tem sido a grande protagonista dos noticiários tecnológicos, inclusive, extrapolando as fronteiras do high tech e roubando a cena em várias áreas. Mesmo dividindo opiniões, fato é que, em ritmo acelerado, novas funcionalidades são lançadas com frequência, podendo-se afirmar com segurança que “ela” está mudando a forma que interagimos e, muitas vezes, até o modo como trabalhamos.

Projeto de Lei Complementar que altera a base de cálculo para o IPTU e ITBI pode causar rombo nos cofres municipais

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 85/23, que busca alterar o Código Tributário Nacional para que a base de cálculo do IPTU e do ITBI seja o valor de mercado, no lugar do valor venal dos bens imóveis sobre os quais incide a tributação, a exemplo do que ocorre para a cobrança de imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Orçamento público e direitos da mulher: gasto para redução da desigualdade de gênero

O orçamento público é o principal instrumento de realização de políticas públicas sociais, e não há surpresa nisso. Todos os direitos e garantias previstos pela Constituição Federal pressupõem uma atuação pelo Estado, seja ela positiva ou negativa, e, com isso, um custo econômico indissociável, que constitui gasto público e será suportado pelas finanças do Estado.

Imposto sobre herança pode aumentar com a Reforma Tributária

A proposta de Emenda Constitucional nº 110/2019, que é uma das propostas de Reforma Tributária, deve causar impacto no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que é o tributo incidente sobre heranças e doações em vida, com a expectativa de substancial aumento da tributação.