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Blog posts na advocacia digital: como usar no marketing jurídico

Créditos: Pixabay / Pexel

Mesmo com inúmeros recursos para se destacar na internet, investir em blog posts na advocacia digital ainda é uma boa estratégia.

Para advogados que buscam resultados e não têm muito tempo para investir em marketing jurídico online, ter conteúdos bem posicionados no Google é a melhor forma de atrair potenciais clientes.

Isso porque, conteúdos bem ranqueados são os maiores indutores de tráfego orgânico para o seu site, gerando visitas constantes e, consequentemente, oportunidades.

Imagine receber contatos de potenciais clientes sem precisar investir em anúncios pagos? Sim, quem aposta na produção de blog posts na advocacia digital e investe em otimização do próprio conteúdo conta com essa vantagem. No entanto, para chegar até o topo do Google é preciso ser estratégico e investir em boas práticas de marketing digital. Com o aumento da concorrência por palavras-chave que são ícones do mercado jurídico, alcançar o topo do ranking é cada dia mais difícil.

Para quem pensa em aproveitar os benefícios dos blog posts na advocacia digital, preparamos um post completo. Veja como aproveitar mais o seu blog para ter resultados no marketing jurídico online. 

SEO para advogados e blog posts na advocacia digital

Antes de falarmos sobre a produção de blog posts na advocacia digital, é importante entender o conceito de SEO (Search Engine Optimization). Para advogados que acabaram de entrar em contato com o marketing digital, a sigla pode parecer um tanto quanto assustadora. Mas, SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias que afetam a visibilidade do seu site, página ou conteúdo, possibilitando que eles apareçam nas primeiras posições dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, Baidu, entre outros). 

Não é difícil de entender. Sempre que você faz uma pesquisa no Google e encontra na primeira posição aquilo que procurava, dificilmente você vai voltar para o Google para encontrar novas respostas, certo? E, se na primeira posição do Google você encontra a solução que precisava, seja ela na forma de produtos ou serviços, a chance de você adquiri-la é grande. Por isso, estar nas primeiras posições é tão importante e, naturalmente, conhecer boas práticas de SEO, também.

Para ganhar destaque na internet e alcançar o topo dos mecanismos de busca, o advogado deve investir em SEO tanto para o seu site, quanto para o seu conteúdo. Boas práticas de SEO facilitam a busca orgânica, isto é, quando um advogado publica um blog post que possui uma boa probabilidade de alcançar as primeiras páginas do Google, as chances de ele se conectar com pessoas que buscam sobre aquele tópico publicado aumentam de forma significativa. E, como boa parte dessas pessoas são potenciais clientes, por meio de um simples blog post é possível prospectar de forma passiva, sem precisar investir em anúncios ou mesmo inúmeras postagens nas redes sociais. 

Durante um bom tempo, advogados não investiam em boas práticas de SEO acreditando que uma boa reputação no mercado bastava para ampliar a cartela de clientes. No entanto, com o aumento da concorrência e as mudanças ocorridas no mercado jurídico nos últimos anos, a realidade é outra. Hoje, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de contratar serviços ou comprar produtos. Logo, não investir em uma presença online atualmente significa para muitos profissionais perder espaço (e clientes) no mercado.

Como aumentar a cartela de clientes usando blog posts na advocacia digital 

Publicando conteúdo relevante para a sua audiência, o advogado aumenta seu potencial de prospecção. Assim, mais do que conhecer boas práticas de SEO, é fundamental pesquisar sua clientela, para entender quais são os temas que procuram e quais as soluções jurídicas que o seu escritório pode oferecer. 

Para ganhar mais visibilidade na internet, é essencial adotar algumas estratégias, que facilitam o ranqueamento de blog posts na advocacia digital. Abaixo, vamos tratar sobre algumas delas.

Escolha de palavras-chave

Primeiramente, palavras-chave não são necessariamente palavras. São, na realidade, qualquer termo que, quando digitado nos mecanismos de busca, levam o internauta ao seu site. Para selecionar boas palavras-chave para criar seus blog posts, é fundamental que o advogado conheça bem a sua clientela e saiba quais são os principais assuntos que seu público está buscando. 

Usando ferramentas como Google Trends ou o Buzzsumo ele pode encontrar tendências e conteúdos que são mais compartilhados ou buscados na internet. Outra ferramenta interessante é o Ubersuggest, uma ferramenta gratuita que oferece o volume de busca e a concorrência de palavras-chave específicas. 

Para encontrar boas palavras-chave foque se naquelas que estão relacionadas com as principais buscas da sua audiência e, possuem alto volume de buscas e pouca concorrência. 

Com a migração de inúmeros advogados para o meio online, palavras-chave tradicionalmente relacionadas ao meio tornaram-se altamente competitivas. Assim, advogados que querem se destacar e posicionar blog posts de forma estratégica, devem buscar palavras-chave relacionadas com o tema, ou palavras-chave chamadas de “cauda longa” que são aquelas que são compostas por três ou mais termos. 

Escreva conteúdos que solucionem as dores do seu potencial cliente

Para escrever blog posts na advocacia digital que efetivamente geram resultados, o advogado precisa conhecer muito bem a sua clientela e o mercado. Saber quais são as dores, ou seja, as questões jurídicas que seus potenciais clientes necessitam de suporte é crucial para criar bons conteúdos e consequentemente atingir o topo do ranking dos buscadores. 

Também é essencial produzir blog posts considerados “evergreen” ou “sempre verdes”. Esse tipo de blog post é aquele que responde de forma completa dúvidas recorrentes da sua audiência e nunca se desatualizam. No mercado jurídico, com as constantes mudanças das leis e normas, escrever conteúdos evergreen não é uma tarefa simples. Mas, assim mesmo, o advogado deve buscar esclarecer tópicos que sempre geram dúvidas e nunca se desatualizam. 

Otimize seus blog posts 

Mais do que encontrar bons temas e boas palavras-chave, você precisa escrever um conteúdo que seja amigável para os algoritmos dos buscadores. Os algoritmos, de forma simplificada, é uma tecnologia que analisa dados publicados na internet para relacioná-los com os mecanismos de busca. É graças ao algoritmo que as palavras-chave são identificadas no seu conteúdo e permitem que os usuários dos buscadores cheguem até você. 

Hoje, existe quem faça a otimização do próprio conteúdo usando uma espécie de checklist. Porém, como os algoritmos são dinâmicos e mudam com frequência, o ideal é fazer a otimização usando ferramentas próprias que orientam onde as palavras-chave devem ser encaixadas e outras práticas que tornam o conteúdo amigável para essa tecnologia.

Para quem tem um site criado na ferramenta WordPress, alguns plugins como o Yoast, RankMath e o SEO Press são boas indicações para otimizar conteúdos.

Links internos e backlinks 

Por fim, uma boa prática que auxilia na visibilidade de blog posts na advocacia digital é a inclusão de links internos e backlinks. Em outras palavras, incluir no seu conteúdo links sobre assuntos que você abordou no seu blog ou que estejam relacionados com conteúdos de outros blogs demonstra que você conhece sobre o tema e tem autoridade citando outras fontes, logo, para os algoritmos isso é um sinal de autoridade. 

Publicar blog posts na advocacia digital é uma ótima estratégia para qualquer advogado. Com o aumento da concorrência no meio online, é cada vez mais difícil ter visibilidade. E como a rotina do escritório, em si, já demanda bastante tempo e energia, o ideal é apostar naquelas ações que trazem mais resultados com menos esforços. Dentro do marketing jurídico online, a produção de blog posts na advocacia digital, sem dúvida, é uma dessas estratégias que podem trazer resultados a longo prazo, sem que o advogado precise investir muito. 

Você utiliza blog posts na advocacia digital? Confira também quando investir em anúncios pagos é vantajoso para o advogado. 

*Artigo escrito em co-autoria com Helga Lutzoff Bevilacqua


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Créditos: Firmbee / Pexels

 

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