Direito da criança e do Adolescente

PSB contesta dispositivos da Lei de Alienação Parental por alegar desestímulo a denúncias de abuso

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou uma contestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando determinados trechos da Lei de Alienação Parental, argumentando que esses dispositivos são frequentemente utilizados por homens para encobrir casos de abusos e violência doméstica, especialmente contra mulheres.

Anac deve regular o transporte aéreo de menores de 16 anos, entende desembargadora do TRF1

A desembargadora federal Kátia Balbino, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), indeferiu o pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspensão dos efeitos de uma sentença em ação civil pública. A decisão anterior ordenava que a Anac regulamentasse o transporte aéreo de passageiros menores de 16 anos, garantindo que tenham assento adjacente ao de seu responsável ou familiar, sem cobrança adicional pela marcação do assento do menor.

Filha de líder religioso nigeriano denuncia torturas e abusos

Em reportagem publicada na última sexta-feira(19), a BBC expôs as chocantes revelações da filha do falecido pastor Temitope Balogun Joshua, conhecido como T.B. Joshua (1963-2021), líder da megaigreja Igreja Sinagoga de Todas as Nações (Scoan, na sigla em inglês), acusado de crimes sexuais em massa. A filha, Ajoke, relatou como foi mantida trancada e torturada por anos pelo pai, que a abandonou nas ruas de Lagos, Nigéria.

Lula sanciona lei que inclui bullying e cyberbullying no Código Penal e eleva pena de crimes contra crianças e adolescentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que incorpora os crimes de bullying e cyberbullying ao Código Penal. Essas condutas foram incluídas no artigo que aborda o constrangimento ilegal. A legislação estabelece penalidades, incluindo multa para casos de bullying e reclusão, além de multa, para o mesmo crime praticado por meios virtuais.

PGR recorre ao STF para restringir novamente apreensões de menores nas praias do Rio

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou hoje (5) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) buscando restabelecer a proibição de apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro, a menos que seja em flagrante.

Popular

Inscreva-se