Não há questão constitucional sobre o direito das horas de percurso, diz TST

Data:

Com a decisão, corte avalia que não há motivo para levar recurso sobre o tema ao STF

Não há questão constitucional sobre o direito das horas de percurso. Logo, não há motivo para levar recurso sobre o tema ao Supremo Tribunal Federal (STF). Assim é o entendimento do Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Horas Extras na Administração Pública
Créditos: artisteer / iStock

O assunto é complexo. Teve início quando uma coletora de laranjas abriu reclamação trabalhista contra acordo coletivo. Ela gastava quase quatro horas no trajeto de Jacarezinho (PR) até Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

A norma coletiva previa o pagamento de apenas 1h10min diariamente a título das horas de percurso. Ou seja, menos da metade do tempo gasto pela trabalhadora.

Saiba mais:

Em 1ª instância, o acordo coletivo foi considerado inválido. E a empresa, condenada a pagar a diferenças das horas de percurso. A 2ª Turma do TST manteve a decisão. Em exame de recurso extraordinário, o Supremo Tribunal Federal julgou que não há questão constitucional com repercussão geral na matéria. O Supremo entende que se trata de questão fundada na interpretação da CLT e da Lei 10.243/2001.

Apelo ao TST

Em novo exame, posteriormente, o ministro Teori Zavascki entendeu que a controvérsia se enquadrava no precedente de repercussão geral no Recurso Extraordinário 590415. O entendimento deu novo fôlego aos apelos.

A partir da decisão do ministro Teori Zavascki, a empresa entrou com recurso no TST a fim de levar o caso ao STF. O vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, negou o apelo.

Lacerda Paiva explicou que, apesar da decisão do ministro Teori, a repercussão geral foi afastada em manifestação do Plenário Virtual do STF. Ministro Roberto Barroso concluiu que a disciplina das horas de percurso não se relacionava com a matéria tratada no Tema 152 da Tabela de Repercussão Geral.

Contra a decisão, a empresa interpôs o agravo regimental julgado pelo Órgão Especial do TST. O ministro Renato de Lacerda Paiva confirmou o entendimento prévio. O voto foi acompanhado pela maioria.

Processo – 470-18.2014.5.09.0017
Clique aqui para acessar o acórdão.

Notícia produzida com informações da assessoria de imprensa do TST.

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Estado de São Paulo é condenado a indenizar aluno vítima de discriminação racial por professor

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, com ajustes, sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos que condenou o Estado de São Paulo ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil a aluno da rede pública estadual vítima de discriminação racial praticada por professor em sala de aula.

TJSP mantém condenação de homem que forneceu máquina de cartão usada em extorsão durante sequestro relâmpago

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, por unanimidade, a condenação de um homem por extorsão mediante sequestro. A pena, fixada pela 5ª Vara Criminal de São José dos Campos, foi de oito anos de reclusão em regime inicial fechado.

TJSP nega indenização a convidada que presenciou tumulto em festa de casamento

A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença da 2ª Vara Cível da Comarca de Itu, que indeferiu pedido de indenização por danos morais ajuizado por mulher que presenciou confusão e agressões físicas durante uma festa de casamento. A decisão foi unânime.

TJSP mantém condenação de mulher que tentou ingressar com celular em presídio

A 10ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a condenação de uma mulher que tentou entrar com um celular escondido em um estabelecimento prisional para entregá-lo ao companheiro. A decisão foi proferida pela Comarca de Junqueirópolis.