Partido Novo contesta no STF medida provisória sobre a reoneração da folha de pagamento 

Data:

Partido Novo contesta no STF medida provisória sobre a reoneração da folha de pagamento  | Juristas
Concepção empresarial, financeira e contabilística — stock imagem, foto
- Autor
scanrail

O Partido Novo apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7587) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A MP 1.202/2023, publicada no final de 2023, aborda diversos pontos, incluindo a reoneração da folha de pagamento de diferentes setores produtivos, como parte de esforços para equilibrar as contas públicas.

Além de propor a retomada gradual da carga tributária em 17 atividades econômicas, o texto da medida provisória também estabelece limitações nas compensações tributárias originadas de decisões judiciais e reintroduz a tributação sobre o setor de eventos.

Partido Novo contesta no STF medida provisória sobre a reoneração da folha de pagamento  | Juristas
Brasília (DF) 21/06/2023 Cristiano Zanin; ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

O Partido Novo argumenta que a medida provisória não atende ao critério de urgência e viola o princípio da separação dos Poderes, uma vez que entra em conflito com uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que prorroga a desoneração até 2027.

A ação foi encaminhada para o relator, ministro Cristiano Zanin.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Empresa condenada por uso indevido de marca registrada

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que uma empresa cessasse a venda de roupas que utilizavam indevidamente uma marca registrada por outra empresa do mesmo segmento.

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!