1° Congresso Nacional de Direito Agrário acontece no RJ nos dias 11 e 10 de agosto

Crédito: CERCON

Congresso de Direito Agrário presta homenagem ao jurista Octavio Mello Alvarenga

 
A Comissão de Direito Agrário e Urbanismo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ), Sociedade Rural Brasileira (SRB), entre outras instituições, promove nos dias 10 e 11 de agosto o 1º Congresso Nacional de Direito Agrário. Reunindo profissionais de renome no plenário do IAB, o evento prestará homenagem ao jurista Octavio Mello Alvarenga.
 
Durante o evento, os palestrantes convidados irão debater diversos temas de interesse, incluindo desde “Os Desafios do Agronegócio no século 21”, “A Constitucionalização do Direito Agrário” e “Novos Métodos de Acesso à Justiça Agrária” à “Questão Quilombola” e “A Segurança Alimentar e Proteção do Consumidor”.
 
Os organizadores ressaltam que congresso será um importante marco para a reintrodução do Direito Agrário como disciplina obrigatória nos cursos de Direito. A iniciativa surgiu a partir de um estudo que considera o Direito Agrário uma ferramenta de promoção do desenvolvimento agrário e da sustentabilidade.
 
A proposta leva em consideração as relações jurídicas originárias da cadeias produtivas do agronegócio. Segundo especialistas, essas cadeias se utilizam da inovação para solucionar problemas enfrentados pelos produtores rurais, colocando em pauta políticas agrárias para impulsionar o profissionalismo, o uso de tecnologias, a gestão, a capacitação e o empreendedorismo dos produtores rurais.
 
O I Congresso Nacional de Direito Agrário será realizado na sede do Instituto dos Advogados Brasileiros, que fica na Avenida Marechal Câmara, nº 210, 5º andar, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.iabnacional.org.br/eventos/no-iab ou pelo telefone (21) 2240-3173.
Confira a programação do evento: Documento
Fonte: IAB com edição da equipe SNA/RJ

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

- Sêneca

O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.

- Ayrton Senna