LinkedIn para advogados: como usar a rede social para criar oportunidades

Linkedin para Advogados
Créditos: QuinceCreative / Pixabay

Inúmeros advogados estão usando as redes sociais para o marketing jurídico. No entanto, a grande maioria está se deparando com um entrave: os algoritmos. Nas redes tradicionais, como Facebook e Instagram, é cada vez mais difícil se conectar com a sua audiência de forma orgânica. A boa notícia, no entanto, é que nem todas as redes sociais são iguais. O LinkedIn para advogados pode ser uma excelente alternativa para quem quer criar autoridade e promover seu escritório. 

Segundo um levantamento, 80% dos leads gerados em redes sociais têm origem no LinkedIn. Além disso, essa rede social está na segunda posição quando se trata de resultados orgânicos. Não por outra razão, o LinkedIn oferece hoje uma visibilidade consideravelmente maior do que outras redes. Porém, ele ainda é pouco explorado por advogados. 

No post de hoje vamos tratar sobre como usar o LinkedIn para advogados com foco na criação de oportunidades e resultados. Para saber mais, não deixe de conferir!

LinkedIn para advogados: criando um perfil campeão

Antes de criar um perfil campeão sendo um advogado, é fundamental entender do que se trata. O perfil campeão nada mais é do que uma classificação criada pelo próprio LinkedIn com o objetivo de indicar a força do seu perfil dentro da rede. 

Na prática, ter um perfil campeão significa que você tem uma imagem mais competitiva no mercado em que atua e isso gera resultados positivos para você dentro da própria rede. Quem tem um perfil campeão, por exemplo, possui maiores chances de ser encontrado por potenciais clientes e parceiros dentro do LinkedIn. Isso porque, durante a busca, os perfis campeões são os primeiros que surgem, desde que estejam públicos na rede. 

Ao contrário do que muita gente pensa, para ter um perfil campeão o advogado precisa realizar medidas simples, que são:

  • Ter uma boa fotografia, que seja retirada em um ambiente profissional e com um fundo neutro. É importante que o enquadramento no rosto dê a impressão de que você está olhando no olho de que te vê, por isso ângulos mais arrojados não são interessantes aqui. 
  • As fotos de capa também são um item importante. Elas devem ser neutras ou refletirem sua atuação.
  • No título profissional é essencial colocar a área de atuação para que você seja facilmente identificado como um especialista.
  • No resumo profissional procure não fazer uma síntese do seu currículo. Seja direto e explique de forma simplificada o que você faz e como você ajuda pessoas e empresas através da sua atuação. No resumo profissional também é essencial que você inclua palavras-chave que estão ligadas à sua área de atuação ou área de interesse.
  • O LinkedIn oferece a possibilidade de você fazer um link customizado. Para isso, basta entrar na sua página e no lado direito da página, abaixo de idioma, clicar em “editar perfil público e URL”. Além de incluir seu nome no link da página do seu perfil, uma boa dica é acrescentar sua área de atuação para que você seja facilmente identificado pelo algoritmo da ferramenta.
  • Na seção de experiências, procure focar naquelas que refletem expertise na sua área de atuação e reforçam sua competência para uma determinada área. Para advogados empreendedores, nessa parte do perfil também é interessante acrescentar projetos que atuou, descrevendo um pouco da função, atividades desempenhadas e resultados alcançados.
  • Na parte de projetos, certificações e cursos, procure se restringir àqueles que possuem maior relevância na sua área de atuação
  • Por fim, outro detalhe importante de um perfil campeão são as recomendações. Além de prova social, as recomendações acabam trazendo mais visitas, uma vez que as pessoas as leem em outras páginas e acabam visitando o seu perfil. 

Mais do que preencher os campos do perfil campeão, é importante refletir sobre quais são os seus objetivos ao usar o LinkedIn. Alguns advogados usam para relacionamento com clientes, outros para criação de autoridade e outros com foco em vendas. Traçar essa estratégia antes de preencher o perfil é essencial, tanto para usar as palavras-chave quanto para adequar a linguagem. 

Company page

Além de criar um perfil campeão, advogados que possuem o próprio escritório devem investir na sua própria company page. Essa página deve contar com conteúdos institucionais e podem ser seguidas por advogados do time, colaboradores, clientes, entre outros.

Seguir as company pages de empresas também é uma ótima forma de saber mais sobre um potencial cliente e traçar boas estratégias de prospecção. 

Como criar conexões certas

O LinkedIn oferece total liberdade ao usuário para se conectar com qualquer pessoa que participe da rede. Assim, o advogado é livre para entrar em contato com potenciais clientes, parceiros e até colegas da mesma área. 

O ideal é usar a ferramenta para fazer um networking estratégico. Assim, se você é um pequeno escritório de advocacia que quer crescer, que tal se conectar com advogados que atuem em áreas complementares às suas? Ou ainda, profissionais que estejam a frente de eventos interessantes os quais você pode oferecer uma palestra ou um workshop? Todas essas alternativas devem ser consideradas a partir do seu foco e do seu objetivo ao usar a ferramenta. 

LinkedIn para advogados e criação de conteúdo

A geração de conteúdo é uma das melhores formas de divulgar seu trabalho como advogado, sem ferir o Código de Ética. A grande vantagem de publicar conteúdo no LinkedIn, como explicamos, é que a rede garante uma boa visibilidade para os usuários, já que conta com algoritmos mais amigáveis. 

Para publicar conteúdo no LinkedIn, a regra é a mesma das demais redes sociais. Assim, crie conteúdo informativo e opinativo, sem uma abordagem comercial ou mercantil, nem tampouco expondo casos de clientes. Orientações sobre mudanças na legislação ou esclarecimentos gerais sobre diretrizes legais ou da jurisprudência são bons tópicos a serem abordados. Além disso, você pode escrever sobre dúvidas comuns da clientela, oferecendo uma abordagem didática sobre o tópico. 

Uma das vantagens do LinkedIn comparado à outras redes sociais, é que ele permite tanto a publicação de posts, como de artigos. Embora os posts tenham maior visibilidade garantida pelo algoritmo, conteúdos mais robustos servem para construir autoridade e também melhorar sua presença dentro da rede. Lembre-se que a ideia de um artigo não é prestar uma consultoria, apenas esclarecer pontos e dúvidas que são comuns para quem não é da área. 

Por fim, conteúdos opinativos são excelentes para gerar autoridade na rede. Porém, cuidado com a forma como se expõe. Temas muito polêmicos, demandam uma boa argumentação e, muitas vezes, podem trazer efeitos negativos para a sua imagem. Portanto, vale cautela.

Como fazer uma abordagem de vendas

O LinkedIn serve muito mais como uma isca, do que um canal de vendas direto para qualquer área. Na advocacia isso não é diferente. Some-se a isso, o advogado deve sempre usar o conteúdo para movimentar sua rede, tomando todas as cautelas com relação aos limites impostos pelo Código de Ética. 

Outra dica importante é não usar a ferramenta de chat para vender serviços para clientes que não solicitaram. Isso é uma prática vedada e não deve ser utilizada no LinkedIn ou em qualquer outra rede social. Os contatos devem ser sempre com a finalidade de compartilhar interesses, esclarecer dúvidas ou iniciar um relacionamento. 

O LinkedIn ainda é uma ferramenta sub explorada por muitos advogados, mas que tem um enorme potencial tanto para a construção de uma marca pessoal na advocacia, quanto na divulgação do escritório. Enquanto muitos advogados estão brigando contra os algoritmos para ter destaque na internet, quem está usando o LinkedIn está obtendo mais resultados sem precisar investir em anúncios pagos na advocacia

O LinkedIn para advogados pode ser uma excelente ferramenta para criar autoridade e promover seu escritório. Veja também como os blogposts podem trazer resultados para o marketing jurídico da sua banca.

*Artigo escrito em co-autoria com Helga Lutzoff Bevilacqua.

Rede Social Linkedin para Advogados
Créditos: Tracy Le Blanc / Pexels

 

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