Inúmeros advogados estão usando as redes sociais para o marketing jurídico. No entanto, a grande maioria está se deparando com um entrave: os algoritmos. Nas redes tradicionais, como Facebook e Instagram, é cada vez mais difícil se conectar com a sua audiência de forma orgânica. A boa notícia, no entanto, é que nem todas as redes sociais são iguais. O LinkedIn para advogados pode ser uma excelente alternativa para quem quer criar autoridade e promover seu escritório.
Segundo um levantamento, 80% dos leads gerados em redes sociais têm origem no LinkedIn. Além disso, essa rede social está na segunda posição quando se trata de resultados orgânicos. Não por outra razão, o LinkedIn oferece hoje uma visibilidade consideravelmente maior do que outras redes. Porém, ele ainda é pouco explorado por advogados.
No post de hoje vamos tratar sobre como usar o LinkedIn para advogados com foco na criação de oportunidades e resultados. Para saber mais, não deixe de conferir!
Antes de criar um perfil campeão sendo um advogado, é fundamental entender do que se trata. O perfil campeão nada mais é do que uma classificação criada pelo próprio LinkedIn com o objetivo de indicar a força do seu perfil dentro da rede.
Na prática, ter um perfil campeão significa que você tem uma imagem mais competitiva no mercado em que atua e isso gera resultados positivos para você dentro da própria rede. Quem tem um perfil campeão, por exemplo, possui maiores chances de ser encontrado por potenciais clientes e parceiros dentro do LinkedIn. Isso porque, durante a busca, os perfis campeões são os primeiros que surgem, desde que estejam públicos na rede.
Ao contrário do que muita gente pensa, para ter um perfil campeão o advogado precisa realizar medidas simples, que são:
Mais do que preencher os campos do perfil campeão, é importante refletir sobre quais são os seus objetivos ao usar o LinkedIn. Alguns advogados usam para relacionamento com clientes, outros para criação de autoridade e outros com foco em vendas. Traçar essa estratégia antes de preencher o perfil é essencial, tanto para usar as palavras-chave quanto para adequar a linguagem.
Além de criar um perfil campeão, advogados que possuem o próprio escritório devem investir na sua própria company page. Essa página deve contar com conteúdos institucionais e podem ser seguidas por advogados do time, colaboradores, clientes, entre outros.
Seguir as company pages de empresas também é uma ótima forma de saber mais sobre um potencial cliente e traçar boas estratégias de prospecção.
O LinkedIn oferece total liberdade ao usuário para se conectar com qualquer pessoa que participe da rede. Assim, o advogado é livre para entrar em contato com potenciais clientes, parceiros e até colegas da mesma área.
O ideal é usar a ferramenta para fazer um networking estratégico. Assim, se você é um pequeno escritório de advocacia que quer crescer, que tal se conectar com advogados que atuem em áreas complementares às suas? Ou ainda, profissionais que estejam a frente de eventos interessantes os quais você pode oferecer uma palestra ou um workshop? Todas essas alternativas devem ser consideradas a partir do seu foco e do seu objetivo ao usar a ferramenta.
A geração de conteúdo é uma das melhores formas de divulgar seu trabalho como advogado, sem ferir o Código de Ética. A grande vantagem de publicar conteúdo no LinkedIn, como explicamos, é que a rede garante uma boa visibilidade para os usuários, já que conta com algoritmos mais amigáveis.
Para publicar conteúdo no LinkedIn, a regra é a mesma das demais redes sociais. Assim, crie conteúdo informativo e opinativo, sem uma abordagem comercial ou mercantil, nem tampouco expondo casos de clientes. Orientações sobre mudanças na legislação ou esclarecimentos gerais sobre diretrizes legais ou da jurisprudência são bons tópicos a serem abordados. Além disso, você pode escrever sobre dúvidas comuns da clientela, oferecendo uma abordagem didática sobre o tópico.
Uma das vantagens do LinkedIn comparado à outras redes sociais, é que ele permite tanto a publicação de posts, como de artigos. Embora os posts tenham maior visibilidade garantida pelo algoritmo, conteúdos mais robustos servem para construir autoridade e também melhorar sua presença dentro da rede. Lembre-se que a ideia de um artigo não é prestar uma consultoria, apenas esclarecer pontos e dúvidas que são comuns para quem não é da área.
Por fim, conteúdos opinativos são excelentes para gerar autoridade na rede. Porém, cuidado com a forma como se expõe. Temas muito polêmicos, demandam uma boa argumentação e, muitas vezes, podem trazer efeitos negativos para a sua imagem. Portanto, vale cautela.
O LinkedIn serve muito mais como uma isca, do que um canal de vendas direto para qualquer área. Na advocacia isso não é diferente. Some-se a isso, o advogado deve sempre usar o conteúdo para movimentar sua rede, tomando todas as cautelas com relação aos limites impostos pelo Código de Ética.
Outra dica importante é não usar a ferramenta de chat para vender serviços para clientes que não solicitaram. Isso é uma prática vedada e não deve ser utilizada no LinkedIn ou em qualquer outra rede social. Os contatos devem ser sempre com a finalidade de compartilhar interesses, esclarecer dúvidas ou iniciar um relacionamento.
O LinkedIn ainda é uma ferramenta sub explorada por muitos advogados, mas que tem um enorme potencial tanto para a construção de uma marca pessoal na advocacia, quanto na divulgação do escritório. Enquanto muitos advogados estão brigando contra os algoritmos para ter destaque na internet, quem está usando o LinkedIn está obtendo mais resultados sem precisar investir em anúncios pagos na advocacia.
O LinkedIn para advogados pode ser uma excelente ferramenta para criar autoridade e promover seu escritório. Veja também como os blogposts podem trazer resultados para o marketing jurídico da sua banca.
*Artigo escrito em co-autoria com Helga Lutzoff Bevilacqua.
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